
O EVA é um material de vedação ideal devido à sua baixa absorção de água, por isso se você está procurando proteção de componentes através de peças técnicas em EVA, está no caminho certo. O comportamento da resistência de vedação de misturas de polietileno de baixa densidade e copolímero de etileno acetato de vinila é o motivo pelo qual esse material costuma ser utilizado para aplicação de vedação em estruturas das mais diversas
Composição de peças técnicas para Vedação
A espuma com células fechadas é um material de EVA forte e flexível que é composto de poros ou células internas. Essas células internas de espuma de células fechadas ficam próximas umas das outras, mas não estão conectadas. A estrutura celular fechada pode ser comparada a uma rede cheia de bolhas, onde os balões ficam presos uns contra os outros, mas cada uma das bolhas não está interconectada.
Aplicabilidade e características do EVA para a vedação.
Entre as principais características das peças técnicas estão a impermeabilidade, a alta flexibilidade e resiliência contra absorção de choque, isolamento e proteção. No primeiro fator o EVA demonstra excelente resistência em uma ampla variedade de climas e temperados, além de também apresentar resistência ao envelhecimento em aplicações externas expostas a condições extremas.
O EVA tem bom desempenho em aplicações automotivas no interior de veículos. A resistência do EVA à exposição a óleo e produtos químicos torna este material adequado também para outras aplicações automotivas. Além disso, é frequentemente usado como amortecedor em calçados esportivos e como estofamento em equipamentos esportivos que vão do hóquei ao boxe. Também pode ser encontrado em órteses, botas de wakeboard, botas de esqui ou outras situações em que alguém é exposto a alto impacto.
No caso das peças técnicas estes atributos unidos formam um componente de alto rendimento para as necessidades de vedação em qualquer situação. Conheça 5 exemplos que lhe darão uma luz sobre a utilização destas peças técnicas para vedação.
- Isolamento acústico
Seja em cômodos ou veículos, a vedação pode ter o propósito de evitar que ruídos externos interfiram no ambiente interno, ou o inverso disso, impedindo que sons sejam expandidos para fora do ambiente onde estão ocorrendo. O EVA como componente de vedação é um dos materiais mais utilizados para o isolamento acústico, você pode estar agora mesmo dentro de um carro e sentindo que está dentro de um casulo acústico, esse efeito é produzido pela vedação de peças com estas.
- Impermeabilidade de componentes
Componentes eletrônicos e água não se juntam, basta um encontro destes e o caos pode reinar dentro de um aparelho, podendo trazer dores de cabeça e muito mais. A vedação através de peças técnicas em EVA e a composição desse material possibilitam que componentes protegidos por ela estejam completamente protegidos, não passa nada.
- Vedação de frestas
Graças a flexibilidade do EVA e sua resiliência, é possível utilizá-lo como um componente de vedação para frestas em portas que necessitam estar completamente vedadas e protegidas.
- Hidráulica
O setor hidráulico e a indústria 4.0 se utilizam da vedação para que componentes do maquinário estejam sempre intactos e funcionando corretamente, ela pode colaborar com ruídos também e proteger os fluidos através de peças fabricadas na medida para cada tipo de máquina e sistema.
- Indústria automotiva
Assim como o setor hidráulico, o setor automotivo sempre precisou de peças técnicas para a proteção de componentes através da vedação. Ela impede que ruídos não ocorram ou atrapalhem o funcionamento de outros componentes, assim como impermeabiliza os eletrônicos e os protege de contaminação de fluidos ou poeira externa.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.