
Na engenharia mecânica, dá-se o nome de vibração (ou oscilação, em alguns casos) a qualquer movimento que se repete de forma regular ou irregular, dentro de um intervalo predeterminado de tempo.
Na maior parte dos casos, a vibração é efeito colateral do funcionamento de algum tipo de sistema, sendo, portanto, algo “indesejado”, que os engenheiros e os demais responsáveis pelo correto funcionamento do sistema tentam ao máximo evitar.
No texto de hoje, você descobrirá o motivo que faz com que a vibração seja algo indesejado, assim como quais são as principais peças técnicas que o mercado tem à sua disposição para tentar evitá-la.
OS PERIGOS DA VIBRAÇÃO EXCESSIVA
A vibração costuma ser um problema a medida que ela pode ser não apenas desagradável, fazendo com que o sistema opere de forma barulhenta, mas também prejudicial, tanto no que diz respeito a eficácia do sistema como também a sua integridade.
Sem dúvida, quando um equipamento vibra de forma excessiva, os componentes não operam da forma esperada, o que pode provocar uma diminuição em sua eficiência e até mesmo impedir o seu funcionamento.
Fora isso, há a questão do desgaste precoce das peças — a maior parte dos sistemas não foi feito para vibrar ou oscilar, de forma que ao fazê-lo, alguns de seus componentes podem desgastar e precisar ser substituídos precocemente.
QUAIS AS PRINCIPAIS PEÇAS TÉCNICAS PARA SE REDUZIR VIBRAÇÕES?
A boa notícia é que existem incontáveis peças técnicas no mercado que são destinadas especificamente a reduzir a vibração de um equipamento ou sistema.
Abaixo, listamos algumas das mais utilizadas:
- ALMOFADA ANTI-VIBRAÇÃO: esse tipo de peça é, basicamente, um revestimento que pode ser colocado nos pés e/ou base de um determinado equipamento para amortecer o impacto que o funcionamento do mesmo tem; é como um calçado ou um tapete que é colocado entre o equipamento e o chão;
- AMORTECEDOR: os amortecedores, assim como a almofada, tem o objetivo de aliviar o impacto decorrente do funcionamento do sistema. Eles podem ser fabricados em diferentes formatos, tamanhos e materiais, dependendo da necessidade de cada sistema;
- COXIM: a função do coxim é fixar e dar suporte ao amortecedor, sendo, dessa forma, uma parte importante do sistema de redução de vibrações;
- SUPORTES: existe no mercado uma série de suportes que podem ser feitos para reduzir a vibração de diferentes tipos de equipamentos, inclusive caixas de som e maquinários correlatos. A idéia aqui é fornecer algum tipo de base ou apoio que ajude a mitigar as vibrações.
FICOU INTERESSADO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
Conforme visto no texto acima, existem incontáveis formas de se lidar com as vibrações de um determinado sistema.
A solução ideal para cada um, no entanto, irá variar a cada caso.
O ideal, portanto, é que você busque o auxílio de uma empresa especializada na fabricação de peças técnicas para ajudá-lo a encontrar a melhor alternativa para o seu equipamento ou sistema.
Para tanto, conte com o apoio da AMS Técnica, uma empresa especializada na fabricação de diferentes tipos de peças técnicas, inclusive àquelas feitas sob medida.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.