Conheça as principais matérias-primas das peças técnicas e como são produzidas

Publicado em: 19-11-2021

Na indústria de peças técnicas a tecnologia chegou ao ponto onde podemos criar todo o tipo de peça a partir de algumas matérias primas que depois são transformadas em objetos úteis para o dia a dia das pessoas. Na AMS técnica existem quatro tipos de matéria-prima que são transformadas em peças técnicas, o PVC, o Polietileno, a borracha e a espuma de poliuretano.

Separamos alguns detalhes sobre cada matéria-prima para que você entenda como elas são produzidas e como chegam até você com a qualidade que só a AMS Técnica tem.

PVC:

Após a Primeira Guerra Mundial, novas formas de plásticos devido apareceram devido aos avanços no setor de tecnologia química, incluindo o “poliestireno (PS)” e o “cloreto de polivinila (PVC)”, desenvolvidos pela I.G. Farben Company da Alemanha. Hoje em dia, o PVC é comumente usado no setor da construção, por exemplo, em caixilhos de janelas e venezianas, cabos e revestimentos de tubos, etc.

O vinil também é usado em discos de gramofone, por isso usamos o termo discos de vinil para nos referir a eles, o PVC pode ser usado para muitas outras aplicações, desde artigos industriais e amplamente utilizado no setor de saúde, até peças de reposição para automóveis, fábricas de brinquedos, embalagens de alimentos, capas de chuva, etc.

As matérias-primas básicas do PVC são derivadas do sal e do petróleo, o cloro é produzido pela eletrólise de cloreto de sódio e é por isso que as primeiras fábricas de PVC estavam localizadas perto de fontes naturais de sal. A eletrólise da água salgada produz cloro, que é então combinado com etileno que foi obtido a partir do óleo. O resultado é o dicloreto de etileno, que é convertido em temperaturas muito altas em monômero de cloreto de vinila. Estas moléculas de monômero são polimerizadas formando resina de cloreto de polivinila.

Polietileno:

O polietileno (PE) é o polímero mais comum no mundo, isso se deve principalmente à ampla gama de utilizações possíveis, dependendo do seu ponto de fusão, ele é dividido em várias categorias: baixa, média e alta densidade, cada classe com aplicações industriais específicas. Tradicionalmente, a polimerização ocorre sob alta pressão e a alta temperatura (até 300 ° C), mas com o passar dos anos a entrada de energia foi reduzida pelo uso de sistemas catalíticos.

As famílias de catalisadores Ziegler e metaloceno provaram ser muito flexíveis na copolimerização de etileno com outras olefinas e se tornaram a base para a ampla gama de resinas de polietileno disponíveis hoje, incluindo polietileno de densidade muito baixa e polietileno linear de baixa densidade. O polietileno é produzido principalmente em lodo, reator de leito fluidizado em fase gasosa ou combinação de ambos os processos em série.

Borracha

A borracha é um material incrivelmente comum e versátil, usado na fabricação de diversos itens, como elásticos, calçados, toucas de natação e mangueiras, metade de toda a borracha produzida no mundo vai para a fabricação de pneus de veículos. Os humanos têm explorado a natureza durável e elástica da borracha para a fabricação de produtos por mais de 1.000 anos.

Foi quando as fontes de borracha natural tornaram-se escassas durante a Primeira Guerra Mundial que os cientistas alemães desenvolveram a borracha artificial, embora essas primeiras formas de borracha fossem inferiores em qualidade à borracha natural, conforme as pesquisas se desenvolviam, a borracha sintética melhorou. Hoje, a borracha sintética é tão forte e confiável quanto a borracha natural.

Tanto a borracha natural quanto a sintética precisam passar por uma série de processos para se tornar um produto utilizável. Produtos químicos são adicionados à borracha para torná-la estável, pois sem isso, a borracha ficaria quebradiça se esfriasse ou se tornaria pegajosa durante altas temperaturas. Para tornar a borracha forte e durável, ela finalmente passa por uma fase de tratamento térmico conhecida como vulcanização. Após a vulcanização, todas as imperfeições são removidas da borracha que é então modelada.

Espuma de Poliuretano:

Espumas de poliuretano são feitas através da reação de isocianatos e polióis, que são derivados do petróleo bruto. Quando esses ingredientes são misturados há uma reação que pode ser influenciada por outros tipos de produtos químicos durante a produção, oferecendo possibilidades diversas para o produto final.

A espuma flexível de poliuretano é um plástico termoendurecível, como colchões, móveis estofados e etc. Elas são fabricadas por meio de um processo contínuo de produção de placas ou por meio de um processo descontínuo através de moldes.

Comentários
Perguntas realizadas sobre: "Conheça as principais matérias-primas das peças técnicas e como são produzidas"
  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de peças técnicas sob medida? Temos peças técnicas de alta qualidade.
Aceito receber novidades da AMS Técnica. Consulte nossa política de privacidade para ver como armazenamos e usamos suas informações pessoais.
0
Orçamento

© 2025. AMS Técnica. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Uso de Cookies.

Exent | Performance Marketing