QUAL É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE AS PEÇAS TÉCNICAS DE ACRÍLICO E AS DE POLICARBONATO?

Publicado em: 06-08-2021

Peças Técnicas Para Guarnições 5

O acrílico e o policarbonato são dois materiais bastante utilizados na fabricação de diferentes tipos de peças técnicas; na maior parte dos casos, esses materiais são utilizados no lugar do vidro, para substituí-lo em certas aplicações.

Apesar de similares, no entanto, eles tem suas diferenças.

Sem dúvida, o acrílico e o policarbonato tem certas peculiaridades que fazem com que cada um desses materiais seja mais adequado para uma determinada aplicação.

No texto de hoje, falaremos das diferenças entre ambos, assim como do impacto que essas diferenças tem na fabricação de peças técnicas.

CARACTERÍSTICAS DO POLICARBONATO

O policarbonato, que também é conhecido como Lexanou Makrolon, em alguns casos, é um polímero feito a partir de uma reação química específica, no caso, a combinação de fosgênio e bisfenol A, em conjunto com uma injeção de plástico quente em extrusão ou formas para se formar barras ou tubos.

Trata-se de um material que apresenta excelente nível de resistência a impactos, sendo, por conta disso, bastante popular quando se busca algum nível de blindagem.

Além disso, ele é um material que tem certo nível de flexibilidade, de forma que ele dificilmente lasca ou racha — o único cuidado que se deve ter é a utilização de certos tipos de solventes em sua limpeza.

Alguns exemplos de aplicações possíveis na confecção de peças técnicas, são: proteção de máquinas e cabines, viseiras, escudos de proteção, lanternas, dentre outros.

CARACTERÍSTICAS DO ACRÍLICO

O acrílico é um tipo de plástico, o qual é fabricado a partir de um monômeros de metacrilato de metilo em pó ou em xarope.

Ele é um material rígido, mas que que não apresenta o mesmo nível de flexibilidade do policarbonato, podendo, portanto, lascar. Além disso, ele é suscetível a trincas.

Alguns exemplos de peças técnicas feitas com acrílico, são: coberturas, barreiras acústicas, parapeitos de sacadas, displays luminosos, fachadas e assim por diante.

QUAL DELES É MELHOR PARA A FABRICAÇÃO DE PEÇAS TÉCNICAS?

Depende.

Cada um desses materiais tem certa aplicabilidade na indústria, com o melhor material sendo determinado de acordo com a finalidade do mesmo.

Nos casos em que existe certo risco de que pancadas irão ocorrer, por exemplo, é melhor apostar no policarbonato, haja vista que ele é um pouco mais resistente e flexível do que o acrílico.

Quando, por outro lado, se busca uma maior transparência, o acrílico passa a ser mais interessante do que o policarbonato e assim por diante.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO!

Escolher a peça técnica ideal para cada aplicação nem sempre é tarefa certa; o sucesso reside, por vezes, nos detalhes.

Por esse motivo, fazemos questão de nos colocar à sua disposição para ajudá-lo naquilo que for possível.

Aqui, na AMS Técnica, somos especialistas na confecção de diferentes tipos de peças técnicas, inclusive algumas feitas sob medida, pensadas especificamente para sanar uma determinada necessidade.

Na dúvida, portanto, não hesite; entre em contato conosco e descubra a ampla gama de soluções que colocamos à disposição de nossos clientes.

Comentários
Perguntas realizadas sobre: "QUAL É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE AS PEÇAS TÉCNICAS DE ACRÍLICO E AS DE POLICARBONATO?"
  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de peças técnicas sob medida? Temos peças técnicas de alta qualidade.
Aceito receber novidades da AMS Técnica. Consulte nossa política de privacidade para ver como armazenamos e usamos suas informações pessoais.
0
Orçamento

© 2026. AMS Técnica. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Uso de Cookies.

Exent | Performance Marketing